quarta-feira, 24 de junho de 2009

Softwares on-line tornam as aulas mais dinâmicas

Troca de informações, interatividade e colaboração. Estas são as características da segunda geração da rede mundial de computadores, a chamada Web 2.0. Com a utilização de ambientes virtuais, os sites estão deixando de ser estáticos para se tornarem uma ferramenta mais dinâmica. Blogs, wikis e demais ferramentas on-line que permitem a interação do público estão cada vez mais disseminadas na internet. Ambientes on-line possibilitam a interação não só de internautas como também entre programas.

A utilização destas tecnologias nas escolas segue o mesmo caminho. Apesar de ainda serem minoria, o número de professores que utilizam blogs cresce a cada dia. Há comunidades com mais de 500 professores cadastrados. Da mesma forma, o número de ambientes on-line também está aumentando.

Ao citar mais de 20 ferramentas virtuais, o especialista em informática na educação, Eziquiel Menta, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, destaca a importância de se compreender os benefícios de cada recurso digital. “Estes programas são muito interessantes, mas é necessário saber utilizá-los de forma planejada”, alerta.

Conheça as ferramentas de vídeo, áudio, mapas e redes sociais disponíveis na internet:

Vídeo

Áudio

Mapa

Produção Colaborativa

  • Wiki - pt.wikipedia.org/ Site permite a produção de textos de forma colaborativa.
  • Wikimapia - http://wikimapia.org/ Site utiliza o Google Maps e permite a localização de endereços de forma colaborativa.
  • Vyew.com - http://vyew.com Site permite criar webconferência gratuita.

Conheça mais opções acessando a seção Softwares de Edição (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.listAll.action)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/newsSoftwareOnLine.action

(Renata Chamarelli)

2 comentários:

  1. Parabenizamos o projeto "Despertando um olhar cientíco para o manguezal" da professora Dijane Pantoja e de sua expositora pelo 3º lugar na I FERCIT.
    Até no Hangar!

    Carinhosamente,
    A comissão do projeto Rádio Escola.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as informações sobre pesquisas educacionais, pois são suportes para aulas mais dinâmicas. Tenho um carinho imenso por essa escola.Minha saudosa mãe estudou nela, aliás, quase toda minha família.Atualmente com a reforma ela está tão bonita e com a revitalização da Av. Rio Branco a tendência é que fique melhor ainda.Sucesso!Profª Ivana Siqueira.

    ResponderExcluir