segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Primeiro fascículo do Diário Enem sai nesta quarta

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem se configurando como uma das principais formas de acesso às universidades públicas e privadas no Brasil. Porém, educadores concordam que o material preparatório ao exame ainda é muito escasso. O exame ainda não está popularizado como o vestibular, mas a expectativa do Ministério da Educação é transformar o Enem no caminho mais viável para se chegar à universidade.

Para auxiliar os estudantes que estão se preparando para o Enem e também os educadores que atuam no ensino médio, o DIÁRIO lança, na edição desta quarta-feira, 8, o Diário Enem 2010, uma série que será veiculada em 21 fascículos, que serão encartados todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de quarta-feira até o dia 22 de outubro.

O projeto tem perfil didático, oferecendo respostas às principais dúvidas dos estudantes. Antes mesmo de ser lançada, a série já provoca expectativa nos especialistas em educação. Para o diretor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professor Wilson Barroso, a iniciativa do DIÁRIO é fundamental para ajudar na popularização do Enem e contribuirá para ajudar professores, coordenadores do ensino médio, além dos próprios estudantes. “Vai nos ajudar a trabalhar o conteúdo do Enem nas salas de aula, que é o mesmo conteúdo curricular do ensino médio. O nosso grande desafio é melhorar os índices educacionais do Estado do Pará e estratégias como estas são muito bem-vindas”, define Wilson Barroso.

Para o professor, com esta ferramenta direcionada ao público do ensino médio, o DIÁRIO também cumpre seu papel social. “Os meios de comunicação têm que estar associados com compromissos sociais com a juventude e outros segmentos da sociedade”, ressalta Barroso.

O diretor pedagógico da Seduc afirma também que o projeto Diário Enem 2010 vai colaborar de forma muito positiva com a rede estadual de ensino público, nas questões de competências e habilidades em todas as disciplinas, subsidiando todas as escolas, e também a rede privada.

O professor de ensino médio do colégio Universo, Heraldo Canizo, diz que ainda persistem muitas dúvidas no Brasil inteiro sobre o Enem. “Tudo ainda é muito novo no Enem, por isso esse projeto do DIÁRIO pode ajudar professores e estudantes a entender melhor e a popularizar o exame”, enfatiza.

O estudante de cursinho Mário Dias, 23 anos, pela quarta vez se prepara as provas de vestibular. Ele almeja uma vaga no curso de medicina e diz ter uma grande expectativa sobre o novo caderno. “Pretendo comprar todos”. Para ele, essa foi uma ótima iniciativa do jornal, ao dar mais atenção a uma prova que é muito importante. “Todo conhecimento é válido. Vai me ajudar bastante”.
Já Ana Paula Matos, 22 anos, presta vestibular há quatro anos para medicina veterinária e acha que o encarte irá ajudá-la a não repetir erros. “Vai influenciar muito no meu aprendizado”. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário