segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Respeito ao idoso será debatido em sala de aula

"Educar o jovem de hoje a respeitar o idoso de amanhã". Este é o principal objetivo da parceria firmada entre Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Conselho Estadual das Pessoas Idosas que reuniu, nesta quinta-feira (30), professores e técnicos das escolas da rede pública para o Curso de Formação de Educação e Envelhecimento, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania(CIIC), para juntos, buscarem alternativas à construção e inclusão da temática no ambiente escolar.
Para o presidente da Federação da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará (Faapa), Emídio Rebelo, é de suma importância a inclusão da temática do idoso nas escolas e universidades para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. "É importante que crianças e jovens aprendam a respeitar os idosos e vê-los como cidadãos que por sua experiência e vivência são merecedores de tratamento digno". Segundo Rebelo, desde a década de 70 a federação luta por inclusão da temática nos diversos eixos sociais.
Walquíria Alves, coordenadora da Diretoria de Educação Diversificada, Inclusiva e Cidadania (Dedic/Seduc), relata que o aumento da perspectiva de vida da atual sociedade mundial, pede que o tema seja colocado em discussão e que se crie mecanismos para colocá-lo em prática. "É preciso que assim como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a sociedade conheça a existência do Estatuto da Pessoa Idosa e o respeite", ressalta.
A diretora Antônia Ferreira, da escola Emiliana Sarmento, ouvia atenta as explicações dos palestrantes e prometeu colocá-las em prática repassando os ensinamentos a toda a sua comunidade escolar. "O tema é muito importante pelo grande número de idosos presentes em nossa comunidade. Hoje em dia as pessoas falam em qualidade de vida, em aumento da idade vivida e esquecem de falar do respeito e do carinho que devemos ter com os nossos idosos e com os idosos dos outros".

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário