quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tecnologias para a inclusão em debate

Promover a inclusão social através da utilização da tecnologia. Esse é um dos principais objetivos da tecnologia assistiva, assunto que será discutido a partir de hoje, durante o III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, que acontece até a próxima sexta-feira.

Segundo a professora e coordenadora do evento, Ana Irene Oliveira, o Pará vem se tornando um grande polo de desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, que é aquela voltada para a criação de mecanismos e ferramentas que facilitam a vida de pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente as neuromotoras e cognitivas. “Há poucos anos o assunto era tema restrito às rodas acadêmicas e hoje, graças ao aumento das pesquisas, a tecnologia assistiva já é realidade na vida de uma grande parcela das pessoas deficientes”.

Ela ressalta, ainda, que a meta principal é desenvolver mecanismos adaptados que facilitem ao deficiente desempenhar atividades básicas do dia a dia, como ferramentas de comunicação que podem ser simples ou complexas, visando alcançar o máximo de independência para o deficiente.

Segundo a mais recente pesquisa do IBGE, realizada em 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, seja física, mental ou sensorial. Isso corresponde a 14,5% da população brasileira, quando a média mundial é de cerca de 10%.

Em Belém, o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), é referência nacional e internacional no atendimento de pessoas com deficiência e no desenvolvimento de novas tecnologias. “São crianças, adolescentes e adultos atendidos de forma inter-multidisciplinar, com o objetivo de desenvolver suas habilidades motoras, sociais e cognitivas”.

Nos três dias também serão realizados o IV Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas e VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral. “É uma oportunidade de expandir o debate sobre os processos de inclusão e de acessibilidade mediada pelas Tecnologias Assistivas”, afirma.

SERVIÇO

III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, a partir das 8h, na Computer Hall, na Rua Antônio Barreto. 1176. Mais informações pelo fone 3277-1909 ou pelo site www.forumdetecnologiaassistiva.com.br. 

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário